Plenárias

Dia 14 de julho

9:30 - 1ª Sessão Plenária

Título:
Simetrias que dão a volta à cabeça: a matemática das calçadas, das varandas e do artesanato

Orador: Ricardo Teixeira - Universidade dos Açores

Resumo:

As conexões matemáticas desempenham um papel nuclear na aprendizagem dos alunos e devem estar presentes ao longo de todo o seu percurso escolar. O conceito de conexão matemática é abrangente e pode ser perspetivado e explorado de variadas formas. A ligação da Matemática com a vida do dia a dia e a sua relação com outras áreas do saber são exemplo disso. Com esta comunicação, veremos como se pode classificar uma figura quanto ao seu grupo de simetria e como cada um de nós se poderá transformar num verdadeiro detetive na procura incessante por simetria: um princípio matemático unificador de organização e forma. Será dado particular destaque aos padrões das calçadas, das varandas e do artesanato açorianos.

11:30 - 2ª Sessão Plenária


Título: Mitos e Preconceitos sobre a Matemática

Orador: António Machiavelo - Faculdade de Ciências do Porto, Centro de Matemática da Universidade do Porto e Associação Atractor.

Resumo:
Há várias ideias erradas sobre a matemática (que tem muito pouco a ver com "contas"), sobre o que ela efetivamente trata (um balancete tem tanto de matemática quanto uma lista do supermercado tem de literatura), sobre o seu desenvolvimento histórico (sabia que, por exemplo, Pitágoras muito provavelmente nada teve a ver com o famoso teorema que tem o seu nome?), e também, sobre os matemáticos (de ambos os géneros, que nada têm de diferente dos "outros”).

Algumas dessas ideias assentam em modos simplistas de ver e entender o mundo, sendo um pouco análogas a certas impressões imediatas do senso comum que não correspondem à realidade, tendo por vezes consequências nefastas no ensino. Nesta palestra falar-se-á um pouco disto, sobre a essência da matemática, de mitos e lendas sobre "génios", e de algumas lições simples que a história pode ensinar aos mais atentos e cuidadosos.

Dia 15 de julho
14:30 - 3ª Sessão Plenária

Título: Como encontrar a mulher (ou o homem) dos nossos sonhos, e sabe-se lá que mais

Orador: José Paulo Viana

Resumo:
Inesperada e surpreendentemente, a Matemática pode ajudar-nos nos encontros ou a fazer melhorar o que se passa à nossa volta ou a descobrir o que nunca imaginámos ou até a tornarmo-nos mais felizes.

Iremos percorrer alguns exemplos destas capacidades da ciência de que tanto gostamos, esperando que um dia (ou já hoje) nos possam ser úteis.